SORRISO! PRÉDIO QUE ABRIGAVA DELEGACIA DE POLÍCIA SERÁ DEMOLIDO

Sem condições para reformas, adaptação ou revitalização. De acordo com parecer técnico emitido pela Secretaria da Cidade (Semcid), não há condições de utilização da estrutura localizada na Rua Turmalinas, 2336, que abrigou, até maio do ano passado, a Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso.

O parecer técnico, formalizado pelo ofício Semcid 225/2024, desta segunda-feira (05/02),  destaca que, entre os pontos que condenam a estrutura estão o telhado, que teria de ser totalmente refeito, assim como as instalações elétricas e hidráulicas. A alvenaria também está marcada por rachaduras e trincas, que comprometem a estrutura, além de o local também contar com uma arquitetura voltada à necessidade do sistema prisional, com corredores e divisões específicos.

Chegou a ser cogitado que o local, que integra o patrimônio imobiliário do Executivo Municipal e estava cedido ao Estado, pudesse ser reformado para servir como polo cultural, só que, diante da situação avaliada, não há condições para que assuma tal finalidade. “No entanto, queremos entregar todo o planejamento necessário para que, em um horizonte de até 10 anos, no programa Sorriso + 10, possa ser erguida no local a estrutura necessária para abrigar oficinas culturais”, adiantou o prefeito Ari Lafin, reiterando que uma cultura de paz e de combate à violência é construída por ações de educação, cultura, esporte e cuidado com as pessoas.



“Hoje, depois de um esforço muito grande, a PJC está em um novo local, que oferece as condições de trabalho adequadas aos servidores que lá atuam, e igualmente, garante um atendimento digno às pessoas que precisam de atendimento em momentos muitas vezes difíceis, muitas vezes marcados pela violência, e é justamente por isso que é nossa intenção ‘virar a chave’ do antigo local, mostrando que o caminho para reduzir a violência é o mesmo que reforça ações educativas e edificantes junto às pessoas, principalmente começando pelas crianças”, complementou o gestor.

A partir de agora, será feito o planejamento para a demolição da estrutura, assim como para a destinação correta de todos os resíduos da edificação. Este trabalho será executado pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Fonte: Assessoria

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário