Garimpeiros liberam tráfego próximo à Miritituba após mais um dia de bloqueio

Caminhoneiros e demais viajantes que precisam chegar ou sair da região do Porto de Miritituba, no Pará, enfrentaram nesta sexta-feira(18), mais um dia de muitos transtornos devido ao bloqueio da Transamazônica pelo grupo autodenominado  ‘Garimpeiros Independentes do Alto do Tapajós’, em protesto contra as ações de órgãos federais na região, consideradas arbitrárias pelos mineradores.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram o trânsito travado ao longo do dia no entroncamento das BRs-163 e 230, próximo à localidade de Campo Verde, distrito de Itaituba, distante 30 km do porto.

Informações repassadas ao Nortão Agora são de que os manifestantes decidiram liberar o tráfego nos dois sentidos no início da noite desta sexta-feira(18).


Como as filas que se formaram ao longo do dia são bastante extensas, o trânsito segue fluindo muito lentamente os dois sentidos.

O casal Antônio e Edileuza que possui máquina de beneficiamento de arroz em Matupá, viaja com frequência para realizar entregas em cidades desta região do Pará.

Eles disseram a reportagem que ao retornarem da cidade de Placas, na última quarta-feira(16) se depararam com a manifestação.

“Hoje(18) os garimpeiros e os índios liberaram a estrada por volta das 18h e disseram que deixariam aberta por mais ou menos umas cincos horas, retomando o bloqueio em seguida”, disse Edileuza.

A Força Nacional é aguardada mais uma vez neste sábado para tentar um acordo com os mineradores e o fim da manifestação.

“Desde que a pista foi liberada, o trânsito em direção à Miritituba está bem lento, já em direção à Mato Grosso, segue travado”, comentou Antônio.

Para complicar a situação, caminhões e carretas formam de três a quatro filas paralelas em direção ao porto, o que contribui para travar ainda mais o fluxo.

A manifestação

Conforme o Nortão Agora já havia informado, após serem obrigados pela justiça, no último final de semana, a liberar o tráfego de veículos na BR-163 em Moraes Almeida, os Garimpeiros Independentes do Alto do Tapajós interditaram nas primeiras horas da manhã de quarta-feira(16) a rodovia Transamazônica a 30 km do Porto de Miritituba.

A manifestação é contra as ações da Força Nacional e do Ibama nos garimpos da região que na opinião dos mineradores, tem sido truculentas, resultando em muitos prejuízos para a categoria.

A desobstrução da BR-163 no último domingo, foi solicitada pela Advocacia Geral da União, acatada pela Justiça Federal de Itaituba no Pará.

Diante da ordem judicial, a estratégia dos manifestantes foi mudar o local do bloqueio, já que a decisão se referia à 163.

A interdição agora, é na BR-230, no entroncamento com a Cuiabá-Santarém.

Os líderes da manifestação usaram as redes sociais para convocar os garimpeiros a participarem de mais esta ação de protesto.

Fonte: Nortão Agora

Categoria:Notícias