Em MT Bolsonaro tem ampla vantagem sobre Lula, aponta pesquisa

Se as eleições presidências fossem hoje, o atual chefe do Palácio do Alvorada, Jair Bolsonaro (PL), levando em consideração apenas o colégio eleitoral de Mato Grosso, seria reeleito em primeiro turno. É o que aponta a primeira pesquisa estadualizada de 2022, realizada pela PercentBrasil, em parceria com a TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO.

No primeiro cenário, quando os entrevistados receberam uma lista com diversos nomes, Bolsonaro é o líder disparado com 47,7% das intenções de votos. Em segundo lugar, lá atrás, aparece o ex-presidente Lula (PT), que obteve 22,5% de preferência eleitoral.

Bem abaixo, o ex-juiz federal, Sérgio Moro (Podemos), sustenta a terceira posição com 8,6%, seguido pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que atingiu 4,7%.

Os presidenciáveis Simone Tebet (MDB) e João Dória (PSDB), receberam, ambos, 1,3% das citações. 0,8% não respondeu, 4,4% admitiram anular ou votar em branco, e 8,6% ainda estão indecisos.

Espontânea

Quando os entrevistados respondem diretamente em quem votaria para presidente da República, sem apresentação de nomes, Bolsonaro também lidera com 43%. Muito atrás, Lula foi lembrado por 16,7% dos eleitores. Moro alcançou 4,5%, seguido por Ciro com 1,9%. Os demais nomes apareceram com menos de 1%, como mostra o quadro abaixo.

Segundo turno

A PercentBrasil fez cinco confrontos diretos entre os prováveis candidatos a presidente nestas eleições gerais. No primeiro deles, Bolsonaro derrota Lula por 52,8% contra 28,8%. Já no segundo quadro, Moro obteve 30,9% contra 27,9% de Lula, o que caracteriza empate técnico.

Nos demais cruzamentos, Lula vence Dória por 30,2% a 14,9%. O petista atingiu 28,5%, também derrotando Ciro que obteve 20,1%. Já numa briga direta entre Bolsonaro e Moro, o presidente se dá melhor. Ele massacra o ex-juiz por 49,9% a 17,4%.

Rejeição

Se por um lado, Bolsonaro lidera a sucessão presidencial, por outro o ex-presidente é o candidato mais rejeitado em Mato Grosso. Lula teve 47,8% de recusa. Bolsonaro foi rejeitado por 28,8% dos entrevistados. Os demais nomes, até por falta de uma maior penetração no estado, tiveram pouca rejeição, como aponta o gráfico abaixo.

Segundo o sócio-propritário da PercentBrasil, Ronye Steffan, a primeira pesquisa com abrangência estadual de 2022, mostra a liderança consolidada do presidente, Jair Bolsonaro.

“O chefe do Alvorada tem um governo bem avaliado em Mato Grosso. Por conta também do conservadorismo da população local, o discurso dele se encaixa melhor. Logo, a vantagem é considerável se comparada com o ex-presidente Lula”, explicou Ronye.

Campo

A PercentBrasil aplicou a técnica survey de opinião, entrevistando 824 pessoas de forma presencial. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,41% para mais ou para menos.

Por conta da enorme dimensão territorial, além das fortes chuvas que caíram em Mato Grosso no último mês, o trabalho de campo se estendeu entre os dias 17 a 23 de fevereiro.

Como determina a legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com os números BR-05109/2022 e MT-04555/2022.  

Fonte: O Fato News

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário